Cristina Castanheira Rodrigues

Cristina Castanheira Rodrigues

Managing Director

Cristina Castanheira Rodrigues, 51 anos, natural de Lisboa, é atualmente a Managing Director da Capgemini Portugal que, desde 1 de abril de 2022, possui 2 marcas em Portugal: Capgemini e Capgemini Engineering com mais de 3500 colaboradores.

Possui uma experiência profissional de mais de 22 anos ligados à Capgemini Portugal na qual tem assumido diferentes responsabilidades de gestão, de onde se destaca a posição como Chief Financial Officer e elemento do Comité Executivo desde 2009, bem como a responsabilidade pelas áreas internas de Support Functions. De 2000 a 2009 foi responsável pelo controlo financeiro do Delivery, do negócio, vendas, risco e gestão da Qualidade. 

As funções que desempenhou na área financeira, sempre com um grande foco no controlo de negócio, permitiram-lhe desenvolver uma vasta experiência no âmbito do delivery e da tecnologia, com especial foco nas áreas de estratégia e otimização. 

O seu percurso académico caracteriza-se pela frequência de diversas especializações nomeadamente em Finanças, na Universidade Católica e ISCTE, e uma licenciatura em Gestão pela Universidade Lusíada. Realizou ainda duas especializações na área de Finanças; um na Universidade Católica e outro na Kellogg University em Chicago.

// EN 

Cristina Castanheira Rodrigues, 51 years old, born in Lisbon, is currently the Managing Director of Capgemini Portugal, which, since April 1, 2022, has two brands in Portugal: Capgemini and Capgemini Engineering, with more than 3500 employees.

She has over 22 years of professional experience with Capgemini Portugal, where she has taken on various management responsibilities, notably serving as Chief Financial Officer and a member of the Executive Committee since 2009, as well as being responsible for the internal areas of Support Functions. From 2000 to 2009, she was responsible for financial control of Delivery, business, sales, risk, and Quality management.

The roles she performed in the financial area, always with a strong focus on business control, allowed her to develop extensive experience in delivery and technology, with a special focus on strategy and optimization.

Her academic background includes various specializations, particularly in Finance, from Universidade Católica and ISCTE, and a degree in Management from Universidade Lusíada. She also completed two specializations in Finance; one at Universidade Católica and another at Kellogg University in Chicago.

DEBATE | DECIDIR: A ARTE DE SABER OUVIR

Numa realidade cada vez mais incerta e ambígua, extremamente ruidosa, a decisão é cada vez mais difícil. O impacto das escolhas é cada vez maior. É preciso parar, escutar. A pressão do tempo, a necessidade de urgência, não se alinham com uma análise detalhada, informada e ponderada que exige tempo e silêncio. 
Quantos são os líderes que sabem ouvir? Há no silêncio das pessoas um tremendo ruído. Saberão os líderes ouvi-lo? E quando as pessoas falam, entenderão os decisores as suas palavras? Mais ainda, há bloqueios auditivos que fazem com que se oiça apenas o que se quer ouvir. Essa espécie de patologia leva os líderes para o caminho da alienação, como evitá-lo? Como conseguem os líderes encontrar o equilíbrio na tomada de decisão? Como pode um líder silenciar-se para ouvir o mundo? Ler no poema a frase que não está lá é talvez uma das competências que faz a diferença. Será isso o tal carisma de quem decide? Saber ler o que não está escrito?

Debate com: Armindo Monteiro, Presidente da CIP, Luís Rodrigues, Presidente da TAP, Cristina Castanheira Rodrigues, Administradora-Delegada da Capgemini Portugal, e Raúl Neto, CEO da Randstad Portugal.

Moderado por: Martim Sousa Tavares, Maestro.