FRANCISCO MIRANDA RODRIGUES

Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Psicólogo, especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia da Saúde Ocupacional, é Consultor na área Comportamental, Liderança e Desenvolvimento Organizacional. Tem experiência na direção e gestão de recursos humanos, qualidade, ambiente e saúde e segurança no trabalho. Formado em Psicologia pela Universidade de Lisboa é Conselheiro Nacional de Educação, membro do Comité de Acompanhamento do POCH e do COMPETE e Co-fundador de vários projetos, com destaque a nível nacional para a Ordem dos Psicólogos, onde foi Diretor Executivo e está atualmente como Bastonário.

DIOGO VIEIRA DA SILVA

Curador dos Global Shapers Lisbon Hub

Diogo Vieira da Silva, licenciado em Comércio Internacional com Pós-Graduações em Gestão Hoteleira e em Marketing Digital, encontra-se atualmente a realizar o The Lisbon MBA Católica|Nova, uma joint-venture entre a Católica-Lisbon e a Nova SBE em parceria com o MIT Sloan.
Desde cedo se envolveu na promoção dos Direitos Humanos das pessoas LGBTI, tendo ajudado a fundar duas ONG nesta área e assumido a Coordenação Europeia do Projeto Norte-Americano It Gets Better Project durante dois anos consecutivos.
Co-fundador da VARIAÇÕES – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal, detém o cargo de Diretor Executivo e a Coordenação da Campanha Proudly Portugal, foi recentemente eleito como próximo curador dos Global Shapers Lisbon Hub.

MARIA RAIMUNDO

Global Shaper Lisbon Hub

Maria Raimundo, 30 anos, é Engenheira Biomédica e trabalha na área de Inovação e Transformação Digital em Saúde. Atualmente, é Senior Account Manager na Beta-i, consultora de inovação, promovendo inovação e implementação de soluções digitais em todo o ecossistema de Saúde. Para além disso, a Maria contribui para o grupo de trabalho do projeto Moving Genomics to the Clinic, do World Economic Forum. Ao frequentar o programa de doutoramento do MIT Portugal, a Maria focou-se nos desafios da utilização e partilha de dados genéticos para o benefício de Saúde Pública. Os seus interesses em eHealth, medicina personalizada, medicina de precisão, genética, nutrição e inovação levaram-na às Nações Unidas, ao MIT, para além de startups. Juntou-se aos Global Shapers Lisbon Hub no final de 2019.

PATRÍCIA MATOS

Coordenadora de Comunicação do Eurodeputado Francisco Guerreiro

É coordenadora de Comunicação do Eurodeputado Francisco Guerreiro, no Parlamento Europeu.
É doutoranda em Ciências Sociais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), na vertente de Ciência Política e está a desenvolver a sua tese no âmbito da Comunicação Política e redes sociais.
É mestre em Ciência Política pelo ISCSP e licenciada em Jornalismo e Comunicação pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Portalegre.
É co-autora de vários artigos científicos.
Durante 13 anos foi jornalista na TVI, um dos canais privados de televisão em Portugal e apresentou, durante 10 anos, o programa ‘Diário da Manhã’, entre as 6h30 e as 10h. Integrou o projeto fundador da TVI 24 e passou pelas editorias de Sociedade e Economia.
É professora na Universidade Nova de Lisboa, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e formadora em media training.

ANDRÉ RIBEIRO PIRES

Chief Operating Officer da Multipessoal

André Ribeiro Pires é membro do Executive Board da Multipessoal desde outubro de 2018, e ocupa a posição de Chief Operating Officer, sendo responsável por liderar a transformação digital da organização. 
É licenciado em engenharia de sistemas multimédia e pós-graduado em Digital Enterprise Management, pela Universidade Nova de Lisboa. Entre 2014 e 2018 liderou a área de inovação e desenvolvimento da Randstad Portugal, através da criação de produtos, soluções e novos modelos de negócio, bem como na gestão de projetos globais. Anteriormente, desempenhou funções na Portugal Telecom liderando vários projetos e equipas na área de customer excellence. 2006 marca o início da sua carreira como empreendedor estando envolvido em diversos negócios digitais e tecnológicos.  
Assume-se como um acelerador que aplica a tecnologia na transformação e simplificação dos processos de negócios, proporcionando alta performance.

MAGDA FARIA

Head of Safety Excellence and Workplace at Axians Portugal

Magda Faria lidera as áreas de Safety & Wellbeing Excellence, Workplace e Employee Branding na Axians Portugal. É membro do Clube de Safety da divisão VINCI Energies International & Systems e lidera vários grupos de trabalho na organização, com o propósito de inspirar pessoas e projetos. É embaixadora CSR na VINCI Energies Portugal, representando o Grupo no Programa VINCI para a Cidadania. Magda Faria foi responsável pelo desenvolvimento e promoção de vários projetos estratégicos, como a introdução de novas metodologias como o Design Thinking e o redesenho da estrutura organizacional da Novabase IMS. Na Novabase Digital TV assumiu as funções de After Sales Manager, sendo responsável pela gestão de clientes Telco e parceria Cisco. Começou a sua carreira na Octal Systems Engineering. Magda é licenciada em Gestão de Empresas (Universidade Lusíada), completou um MBA (AESE Business School) e formação específica em Design Thinking (Design Thinkers Academy, Londres) e Cultura Organizacional (Zappos Insights, Las Vegas).

Mariana Trigo Pereira

Economista e Mestre em Análise de Política Social pelo ISEG – Universidade de Lisboa

É desde 2018 Perita Associada da OIT Lisboa, estando atualmente a coordenar um estudo sobre o impacto das dinâmicas do futuro do trabalho no setor automóvel em Portugal, em particular sobre o trabalho e o emprego.
Foi Economista-chefe do gabinete do Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, tendo trabalhado também em consultoria (Deloitte), assessoria económica (Ministério da Economia) e gestão financeira (Technophage, empresa de biotech), enquanto prosseguia, em paralelo, investigação no domínio das políticas públicas e sociais, com especial enfoque nos temas da proteção social. 
Coautora, com Pedro Adão e Silva, do livro “Cuidar do futuro: os mitos do Estado Social português” (2015), entre outras publicações no domínio da proteção social e do emprego.

Rita Sobral

Advogada

A Rita Sobral é Portuguesa, Lisboeta de coração e raiz, apaixonada pelo mundo dinâmico e global e pela sua inerente complexidade. A Rita é formada na Católica em Direito, mestre em Direito pela Harvard Law School e pela Católica Global School of Law. Advogada em Nova Iorque, focada na região de América Latina a nível transacional – na representação de empresas, instituições financeiras e repúblicas soberanas – mas também com uma componente de litígio e investigações relacionadas a corrupção.
 
Tópicos Preferidos:
– O papel da mulher no mundo corporate
– A advocacia na era global
– A ideia de propósito numa conjuntura capitalista
– Urgência da diversidade

Armindo Lourenço Monteiro

Vice-Presidente da CIP

Armindo Lourenço Monteiro é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora e concluiu a componente letiva do mestrado em Estatística e Sistemas de Informação pelo ISEGI da Universidade Nova de Lisboa.
É Presidente do Conselho de Administração da COMPTA. 
Foi Presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, Vice-Presidente da Confederação Europeia de Jovens Empresários, Vice-Presidente da AIP e Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora. 
É membro do CES – Conselho Económico e Social.
É Presidente da ANETIE – Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica.
É casado e tem duas filhas.

Even Bolstad

Presidente da The European Association for People Management e Diretor Administrativo da HR Norge

Even Bolstad é o Presidente da The European Association for People Management e Diretor Administrativo da HR Norge, a associação norueguesa de RH. Liderou a HR Norge em fusões, alterações, desenvolvimento e transformou-a numa das mais fortes associações da sua área na Europa. É licenciado pela Naval Academy, possui MBA pela Heriot-Watt University, estudou direito do trabalho na University of Oslo e fez o Senior Executive Program da London Business School. As suas principais áreas de interesse são working life, estratégia e gestão de pessoas. Antes de ingressar na HR Norge ocupou vários cargos em Recursos Humanos, logística, comunicações e finanças nas Forças Armadas da Noruega e foi negociador-chefe na associação de empregadores norueguesa. Foi presidente da ILERA Noruega onde ocupou vários cargos de administração.
Even é um palestrante internacional, comentador frequente na comunicação social e palestrante convidado em várias universidades e escolas de negócios.

Bernardino Marchado

Presidente do Conselho de Administração da Zome

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, tem uma pós-graduação em Marketing pelo Instituto Superior de Gestão e um MBA pela Universidade Nova de Lisboa.
A sua experiência profissional conta com mais de 20 anos em cargos de liderança em empresas de referência, onde se destaca o seu percurso de mais de dez anos em cargos de direção nas áreas comercial, marketing e novos negócios no Grupo Portugal Telecom e Oi, em contexto nacional e internacional.
É atualmente Hub Director do hub imobiliário Zome do Porto – Damião de Góis e Presidente do Conselho de Administração da Zome.

André Fojo

Assessor Jurídico no Tribunal de Justiça da União Europeia

O André é licenciado em direito pela Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu igualmente o Master of Laws (LL.M.). Exerceu como Advogado em escritórios em Lisboa e em Bruxelas na área do direito da concorrência e da União europeia. Desde 2017 que é Referendário (Assessor Jurídico) no Tribunal de Justiça da União Europeia, no gabinete da Vice-Presidente desta instituição. No quadro destas funções, assessorou a Vice-Presidente na redação de acórdãos em diversos processos, incluindo reenvios prejudiciais, providências cautelares, recursos de anulação e ações de incumprimento, relacionados com o direito da União Europeia.

Susana Almeida Lopes

Managing Partner da SHL Portugal

Susana Almeida Lopes, com 20 anos de carreira em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, é atualmente Managing Partner da SHL Portugal. 
Doutorada em Psicologia Organizacional e Professora no ISEG. Anteriormente, Diretora de Desenvolvimento Organizacional, membro do Comité Executivo da VdA, e CEO da VdA Academia.
Recebeu mais de uma dezena de prémios pelos projetos desenvolvidos, entre os quais, lugares no pódio do ranking do Financial Times para Most Innovative in Managing and Developing Talent, conquistado 3 anos com os projetos: “Artificial intelligence for forecasting performance rankings”, “Neuroscience approach to training” e “Innovation Profile”. Foi reconhecida pelo Financial Times como Most Innovative Individual em 2014.
 
Título da Apresentação: O Trabalho Remoto em Portugal: Investigação ‘Lar Doce Escritório’

Sofia Castro

Head of People Strategy da Sonae MC

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e com MBA do INSEAD, trabalhou cerca de 20 anos no sector de Telecomunicações em diversas funções de marketing e gestão de negócio. Juntou-se em 2019 à Sonae MC como responsável pela Direção de People Strategy.