Teresa Rosas
Fidelidade
Com mais de 25 anos de experiência, lidera atualmente o IT do maior Grupo Segurador em Portugal, uma equipa com mais de 600 pessoas, responsável por serviços de IT em várias regiões/países.
Ao longo da sua carreira, tem tido sempre como foco a tradução de objetivos de negócios em estratégias tecnológicas acionáveis, geradoras de valor. Com uma atitude proactiva, foca-se em manter um diálogo nos vários níveis da organização, seja para participar no desenvolvimento de estratégias de negócios ou para liderar a transformação da conceção à execução (técnica e organizacional).
Algumas das suas realizações são a liderança de transformações relevantes, como a definição e gestão da Agenda Digital, core à transformação do Negócio, o processo de criação do Advanced Analytics Center, e o programa Agile, fundamental para a criação de agilidade no IT e na organização. Durante a sua carreira, desempenhou diversas funções e participou em vários projetos de aquisição/fusão e respetivas reestruturações.
Na sua formação inclui Licenciatura em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade Ciências e Tecnologia (1985-90), e Programa de Gestão Avançada para Executivos (PAGE) pela Católica Lisbon School of Business & Economic.
DEBATE | ONDE ESTÁ O LÍDER?
Até 2027, de acordo com a Gartner, mais de 40% das grandes organizações em todo o mundo vão utilizar uma mescla de tecnologia de ponta, para aumentar os seus lucros, a receita será: Web3, Realidade Aumentada, Cloud, digital twins e projetos baseados no Metaverso. Podemos acrescentar as novas ferramentas como o Chat GPT, Chat Sonic ou Jasper Chat. Para além disso, prevê-se que em cinco anos 50% da população global sejam utilizadores de Super Apps.
Devemos ainda estar atentos a toda a revolução da ciência quântica e os mistérios que a 5.a dimensão encerra, que podem começar a ser desvendados desde já, pela utilização de toda a tecnologia referida e ainda pelo império dos dados, com a criptografia quântica e os quantum bits – em vez dos bits ou megabits. Os computadores vão processar uma quantidade muito elevada de dados, a uma velocidade imensa, e com mecanismos de comunicação em rede ultrassofisticados onde a AI tem também um papel a desempenhar. Os problemas de segurança e proteção de dados serão mais prioritários do que nunca e a ideia de poder começa a ser revista e colocada em cima da mesa. Quem manda em quem? Quem manda em quê? O futuro digital terá o toque do Homem ou vai escapar-lhe por entre os dedos?
Debate com Paulo Magro da Luz CEO do Grupo Egor, Patrícia Santos, CEO da Zome, Eduardo Ferreira, Head of Innovation da Capgemini Portugal, Teresa Rosas, Diretora-Geral Tech & Business da Fidelidade.
Moderação: João Maria Botelho, Global Shaper Lisbon Hub.